FUNDAÇÕES

Home » Fundações

As fundações são elementos que recebem as resultantes das cargas da edificação e distribuem para o solo, conforme NBR 6122 – “Projeto e execução de fundações”. Para o dimensionamento da fundação, algumas características devem ser consideradas a partir do estudo do solo (Sondagem). Alguns exemplos são: cargas das estruturas, concepção do projeto, o impacto da vizinhança. As fundações são divididas em dois grupos, fundação rasa e profunda.

FUNDAÇÃO RASA

As fundações rasas são responsáveis pela distribuição das cargas diretamente na superfície do solo predominantemente por sua base. Entre elas podemos destacar as sapatas, os radiers, os baldrames e os blocos de fundação

Fundação_Rasa_Gen.

SAPATAS

As sapatas são elementos de fundação com seções geralmente quadrada ou retangular. São utilizadas em casos onde o solo possui uma resistência superficial elevada, transmitindo diretamente a carga proveniente da estrutura ao solo, dispensando a utilização de fundação profunda.

Sapata

BALDRAMES

Os Baldrames, são vigas de seções retangulares, executadas abaixo da alvenaria, tendo como função receber as cargas de alvenarias e interligar as sapatas ou blocos de fundação. Eles são utilizados também para melhorar o travamento da estrutura e em alguns casos diminuir o dimensionamento dos blocos.

Baldrame

BLOCOS DE FUNDAÇÃO

Os blocos de fundação possuem seções retangulares e quadradas, sendo um elemento intermediário entre a estrutura e a fundação profunda. Suas seções podem ser dimensionadas a partir do tipo de estaca e das cargas provenientes do projeto. Além disso, os blocos podem determinar o uso ou não das vigas baldrames, conforme particularidades do terreno e do projeto.

Bloco

FALE COM A MAXIME

Entre em contato com nossos profissionais e solicite mais informações, estamos à disposição!
whatsapp